Pular para o conteúdo
Pesquisar

O que está em jogo? –  Por Jorge dos Santos Valpaços

Pesadelos Terríveis é um jogo, mas apenas dizer que é um jogo narrativo sobre o universo de Beladona não resume o que efetivamente é jogado. Ainda que o sobrenatural, o terror e a loucura sejam conceitos-chaves, é fundamental ter em mente os elementos que movem os jogadores quando decidem jogar uma partida. Em outros termos, vamos falar sobre o que se disputa, o que está em jogo.

Pode parecer estranho, mas a segurança na mesa é o primeiro elemento em jogo. Pesadelos Terríveis é um jogo que possui uma temática madura e provavelmente pesada, uma vez que trata da violência física e de traumas psicológicos. Então, jogar de forma respeitosa com todos jogadores é fundamental. Mas não se preocupe, durante todo o texto do jogo há vários procedimentos para conduzir cenas de terror alimentando a ansiedade e a dúvida, sem que isto agrida os jogadores.

Este é um jogo narrativo, ou seja, o objetivo por aqui é criar uma história coletivamente. O gênero é o terror, mas temos papéis e funções específicas em Pesadelos Terríveis. Um dos jogadores será o Narrador, e cabe a ele descrever os cenários, interpretar coadjuvantes e conduzir os Desafios e Disputas narrativas. Seu papel é um tanto distinto de mestres de RPGs pois ele aposta com os demais jogadores o direito narrativo de concluir uma Cena. Assim, quando ele apresenta um conflito à Trama que se desenvolve coletivamente, não há certeza sobre o que acontecerá.

rpg, livro, lançamentoOs demais jogadores terão o papel dos Sonhadores, os protagonistas dos Contos, como Samantha e Eduardo em Beladona. Em uma mescla de interpretação teatral, porém sem roteiro, com um jogo estratégico, uma vez que eles farão suas jogadas utilizando os Traços e Traumas de suas personagens. Os jogadores vivenciarão os Contos pelo olhar de seus Sonhadores. O que está em jogo para os jogadores é a vitória ante os conflitos que, como em qualquer estrutura narrativa, desenvolverão mais as personagens enquanto a história é narrada.

Cabe ressaltar que essa Disputa constante é sustentada pelo suspense, já que as Cenas enquadradas pelo Narrador reservam um valor de Risco que se converte em Traumas caso os Sonhadores falhem ao encarar Desafios e Disputas. O que adensa a tensão é que os jogadores não saberão o valor do Risco de cada Cena antes do término da partida.

Cada Cena será intensa. Todas as escolhas serão significativas. Narrador e jogadores serão colocados em rota de colisão a todo momento, buscando imprimir a sua versão dos fatos. Sobrevivência e investigação terão o Medo como fio condutor das experiências de Seguir e Fugir.

É isto que está em jogo.
Não há necessidade de resistir.
O palpitar de seu coração anseia por isto, Sonhador.

Adquira o seu Pesadelos Terríveis aqui.

capa_baixa

Author picture

A AVEC EDITORA foi criada em 2014 para trazer o melhor da literatura, principalmente da literatura fantástica, para seus leitores. Não queremos apenas editar livros, desejamos estar próximo dos leitores e dos autores. Descobrir novos talentos da literatura e também trazer o que há de melhor no mundo. Compartilhar emoções e ser uma peça do imenso quebra-cabeças da vida de todos.

CONHEÇA NOSSA LOJA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas do Blog

Arquivos

Siga-nos

INSCREVA-SE

E FIQUE MAIS PERTO 

Juntos somos mais fortes! Chegue mais perto, se inscreva e receba novidades, informações sobre lançamento, promoções e muito mais!

instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share