Pular para o conteúdo

André Carneiro foi escritor, poeta, fotógrafo, cineasta, artista plástico, publicitário, ensaísta, hipnotizador clínico, entre outras atividades.

Em 1969, dirigiu os trabalhos no histórico “Simpósio de FC”, um evento integrante do 2º Festival Internacional do Filme do Rio de Janeiro. André Carneiro contava com orgulho ter assistido ao filme Metrópolis ao lado de Fritz Lang, assim como 2001 – Uma Odisseia no Espaço ao lado de Arthur C. Clark, convidados do Festival, entre outros grandes nomes da literatura mundial de Ficção Científica.

Participou do movimento de renovação da poesia do país, como um dos poetas da chamada Geração de 45. Produziu o jornal literário Tentativa (1949), considerado importante representante da terceira geração modernista. Tentativa tinha entre seus colaboradores os maiores nomes da literatura nacional da época como Oswald da Andrade (que escreveu a apresentação do jornal), Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Hilda Hilst, Lygia Fagundes Teles e muitos outros,

Na fotografia, André Carneiro foi um dos primeiros fotógrafos artísticos do Modernismo brasileiro. Sua fotografia “Trilhos”, de 1951, um dos marcos do Modernismo fotográfico no Brasil, está no Tate Gallery, em Londres, em exibição permanente e no MoMA, de Nova York.

Desde 2014, a Prefeitura de Atibaia, de São Paulo e o Coletivo André Carneiro promovem todo mês de maio, a Semana André Carneiro, evento oficial da cidade para homenageá-lo. Em 2018, foi criado o Centro Cultural André Carneiro, para abrigar este evento. E, durante o ano, o espaço tem uma variada programação oferecida pela Secretaria de Cultura como exposições artísticas e culturais, além de espaço para apresentações.

Não perca a oportunidade de apoiar a edição comemorativa do centenário de André CArneiro em https://www.catarse.me/amorquia