O que está em jogo? – Por Jorge dos Santos Valpaços
Pesadelos Terríveis é um jogo, mas apenas dizer que é um jogo narrativo sobre o universo de Beladona não resume o que efetivamente é jogado. Ainda que o sobrenatural, o terror e a loucura sejam conceitos-chaves, é fundamental ter em mente os elementos que movem os jogadores quando decidem jogar uma partida. Em outros termos, vamos falar sobre o que se disputa, o que está em jogo.
Pode parecer estranho, mas a segurança na mesa é o primeiro elemento em jogo. Pesadelos Terríveis é um jogo que possui uma temática madura e provavelmente pesada, uma vez que trata da violência física e de traumas psicológicos. Então, jogar de forma respeitosa com todos jogadores é fundamental. Mas não se preocupe, durante todo o texto do jogo há vários procedimentos para conduzir cenas de terror alimentando a ansiedade e a dúvida, sem que isto agrida os jogadores.
Este é um jogo narrativo, ou seja, o objetivo por aqui é criar uma história coletivamente. O gênero é o terror, mas temos papéis e funções específicas em Pesadelos Terríveis. Um dos jogadores será o Narrador, e cabe a ele descrever os cenários, interpretar coadjuvantes e conduzir os Desafios e Disputas narrativas. Seu papel é um tanto distinto de mestres de RPGs pois ele aposta com os demais jogadores o direito narrativo de concluir uma Cena. Assim, quando ele apresenta um conflito à Trama que se desenvolve coletivamente, não há certeza sobre o que acontecerá.
Os demais jogadores terão o papel dos Sonhadores, os protagonistas dos Contos, como Samantha e Eduardo em Beladona. Em uma mescla de interpretação teatral, porém sem roteiro, com um jogo estratégico, uma vez que eles farão suas jogadas utilizando os Traços e Traumas de suas personagens. Os jogadores vivenciarão os Contos pelo olhar de seus Sonhadores. O que está em jogo para os jogadores é a vitória ante os conflitos que, como em qualquer estrutura narrativa, desenvolverão mais as personagens enquanto a história é narrada.
Cabe ressaltar que essa Disputa constante é sustentada pelo suspense, já que as Cenas enquadradas pelo Narrador reservam um valor de Risco que se converte em Traumas caso os Sonhadores falhem ao encarar Desafios e Disputas. O que adensa a tensão é que os jogadores não saberão o valor do Risco de cada Cena antes do término da partida.
Cada Cena será intensa. Todas as escolhas serão significativas. Narrador e jogadores serão colocados em rota de colisão a todo momento, buscando imprimir a sua versão dos fatos. Sobrevivência e investigação terão o Medo como fio condutor das experiências de Seguir e Fugir.
É isto que está em jogo.
Não há necessidade de resistir.
O palpitar de seu coração anseia por isto, Sonhador.