A Literatura Pulp e seus multiversos – Entrevista com Duda Falcão

Você já ouviu falar em Literatura Pulp? Hoje nós trouxemos um post completo pra você conhecer um pouco mais sobre esse tipo de revista que surgiu em meados dos anos 1900 nos Estados Unidos. Para a elaboração do post, contamos com a colaboração de Duda Falcão, organizador do Projeto Multiverso Pulp. Saiba mais aqui.

Abarcando diversos temas e gêneros literários, as revistas levavam esse nome por serem confeccionadas a partir da polpa de madeira, possibilitando um preço acessível para o consumidor.

151

As histórias mais frequentes eram as de aventura, ficção científica, fantasia, velho oeste, eróticas, horror, policiais, dentre outras.

Autores hoje famosos, como Ray Bradbury (Fahrenheit 451), Robert E. Howard (Ratos de cemitério e outros casos estranhos; Conan), H. P Lovecraft (O chamado de Cthulhu) passaram pelas páginas dessas revistas. São elas: Weird TalesStrange Tales of Mystery and TerrorAstounding StoriesAmazing Stories.

Ele ainda nos conta de onde surgiu a ideia para o Multiverso Pulp.

A inspiração para o Multiverso Pulp foram as revistas pulp. Como já observado nelas se encontravam uma variedade muito grande de gêneros literários. Este fato me inspirou para publicar autores e autoras nacionais que se dediquem para a escrita de narrativas de horror, fantasia, ficção científica e histórias policiais.

Duda falcão, sobre o projeto Multiverso pulp

Explica a origem do nome “Multiverso Pulp” :

Porque a ideia de multiverso proporciona a criação de múltiplos universos que são a representação das aventuras criadas pelos nossos autores e autoras.

E explica as semelhanças e diferenças entre a literatura pulp do século XX, e o pulp do projeto Multiverso Pulp:

As revistas pulp tiveram seu auge no século passado e em outro país, nos Estados Unidos. Nós estamos produzindo no Brasil e no século XXI. Assim, nossa coleção é muito diferente da produção americana em termos de cultura. Contudo, podemos dizer que se aproxima dela pelo aspecto estético de páginas impressas com duas colunas, pelas capas coloridas com a representação de heróis e monstros, pelo design vintage e pela diversidade de gêneros literários presentes em cada uma das edições.

Confira a entrevista completa abaixo:

AVEC – Afinal, do que se trata essa tal de “literatura pulp”?

Duda Falcão – A designação “literatura pulp” deriva da utilização da polpa da madeira para a confecção de revistas com preço acessível para o consumidor. As revistas pulp foram comercializadas, principalmente, na primeira metade do século XX nos Estados Unidos.

AVEC – Quais eram os temas mais recorrentes nesse tipo de literatura?

DF – As revistas pulp abarcaram uma diversidade de temas e gêneros literários. Nelas podíamos encontrar histórias policiais, de aventura, de horror, de ficção científica, de fantasia, westerns, eróticas, entre outras.

AVEC – Quais autores do gênero marcaram época?

DF – Muitos autores que hoje são famosos passaram por páginas de revistas pulp como: Weird TalesStrange Tales of Mystery and TerrorAstounding StoriesAmazing StoriesBlack MaskAdventure e uma série de outras publicações. A lista de autores é extensa. Vou citar alguns que são os meus preferidos: Robert E. Howard, H. P. Lovecraft, Clark Ashton Smith, Ray Bradbury e Robert Bloch.

AVEC- De onde surgiu a ideia do Multiverso Pulp?

DF – A inspiração para o Multiverso Pulp foram as revistas pulp. Como já observado nelas se encontravam uma variedade muito grande de gêneros literários. Este fato me inspirou para publicar autores e autoras nacionais que se dediquem para a escrita de narrativas de horror, fantasia, ficção científica e histórias policiais.

AVEC – Por que “Multiverso Pulp”?

DF – Porque a ideia de multiverso proporciona a criação de múltiplos universos que são a representação das aventuras criadas pelos nossos autores e autoras.

AVEC – Qual a relação do pulp da sua época original, para o pulp do Multiverso Pulp?

DF – As revistas pulp tiveram seu auge no século passado e em outro país, nos Estados Unidos. Nós estamos produzindo no Brasil e no século XXI. Assim, nossa coleção é muito diferente da produção americana em termos de cultura. Contudo, podemos dizer que se aproxima dela pelo aspecto estético de páginas impressas com duas colunas, pelas capas coloridas com a representação de heróis e monstros, pelo design vintage e pela diversidade de gêneros literários presentes em cada uma das edições.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A AVEC EDITORA foi criada em 2014 para trazer o melhor da literatura, principalmente da literatura fantástica, para seus leitores. Não queremos apenas editar livros, desejamos estar próximo dos leitores e dos autores. Descobrir novos talentos da literatura e também trazer o que há de melhor no mundo. Compartilhar emoções e ser uma peça do imenso quebra-cabeças da vida de todos.

CONHEÇA NOSSA LOJA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas do Blog

Arquivos

Siga-nos

INSCREVA-SE

E FIQUE MAIS PERTO 

Juntos somos mais fortes! Chegue mais perto, se inscreva e receba novidades, informações sobre lançamento, promoções e muito mais!