Entrevista com Mia Sardini – autora de “As vozes sombrias de irena”

Entrevista exclusiva com a autora M.Sardini, sobre o processo criativo envolvendo o seu mais recente livro, As Vozes Sombrias de Irena.

M. Sardini

AVEC- Por que escolheu essa época e lugar para ambientar a história? Pode falar um pouco a respeito?

M. SARDINI- Eu tinha uma ideia muito abstrata que eu gostaria de escrever, inspirada em histórias de mulheres da minha família, mas não conseguia trazer a ideia pra algo mais concreto. Remoí isso por alguns meses, até que fiz uma viagem para a cidade de Brno, na República Tcheca, e, conversando com pessoas locais, começamos a contar nossas lendas e mitologias uns pros outros. E foi quando me contaram sobre as rusalkas. Segundo um tcheco que conheci, elas eram “entidades feministas”. E então fui pesquisar mais a respeito e achei que caiu como uma luva para o que eu estava procurando. Aí resolvi ambientar nessa cidade e país para aproveitar a mitologia eslava.
1988 foi um ano escolhido para não ser muito distante, muito antigo, mas eu queria um período mais ditatorial, e nessa época a Tchecoslováquia estava ocupada pela União Soviética.

AVEC- Você pode falar sobre os principais temas que permeiam o livro?

M. SARDINI – Acho que, apesar de envolver um sobrenatural, o livro gira em torno do drama familiar das personagens. É quase um drama horror (não sei se isso existe haha). Os principais temas envolvem o feminismo (rivalidade feminina, empoderamento feminino, o valor da mulher na sociedade apenas diante do casamento e da maternidade, etc) e a violência doméstica.

AVEC- Quais as suas principais referências na construção da obra?

M. SARDINI- Milan Kundera, principalmente o livro “A Insustentável Leveza do Ser”.
Também me inspirei um pouco no tato do livro “A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões”, da Darkside.
O livro “Eva Luna”, de Isabel Allende. Também tenho muito como referência a autora nacional Paula Febbe. Não só nesse livro, como em muitas coisas que eu escrevo. (:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A AVEC EDITORA foi criada em 2014 para trazer o melhor da literatura, principalmente da literatura fantástica, para seus leitores. Não queremos apenas editar livros, desejamos estar próximo dos leitores e dos autores. Descobrir novos talentos da literatura e também trazer o que há de melhor no mundo. Compartilhar emoções e ser uma peça do imenso quebra-cabeças da vida de todos.

CONHEÇA NOSSA LOJA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas do Blog

Arquivos

Siga-nos

INSCREVA-SE

E FIQUE MAIS PERTO 

Juntos somos mais fortes! Chegue mais perto, se inscreva e receba novidades, informações sobre lançamento, promoções e muito mais!